Como lidar com filha lésbica?

Feita por >Ana Martins · 22 abr 2015 Orientação sexual

Tenho uma filha de 19 anos que assumiu um namoro com uma outra garota. Além de ter que lidar com essa situação, tenho uma filha mais nova, de 10 anos e tenho medo de que a mais velha sirva de inspiração para a mais nova. Como lido com tudo isso?

A melhor resposta 23 ABR 2015

Olá Ana, em primeiro lugar parabéns por procurar ajuda. Com relação à sua filha é importante você sempre lembrar que ela é sua filha.
A homossexualidade deixou de ser vista como doença há muitos anos, e também não é vista como escolha. A sexualidade das pessoas é influenciada por fatores sociais, psicológicos e biológicos, portanto não há uma causa.
Trate sua filha normalmente, pois ela continua e continuará sendo a mesma pessoa. Os valores que você tem ensinado à ela acerca de ética, moral, honestidade, educação, respeito, entre outros permanecerão. A única coisa diferente é que você esperava que ela se interessasse por meninos, mas ela se interessa por meninas, fora essa diferença nada na personalidade ou caráter dela está diferente.
Com relação à sua filha mais nova, não se preocupe, pois a sexualidade dela irá se desenvolver como deverá e não sabemos em qual caminho. Você foi e é um modelo para suas filhas, e mesmo sendo um modelo heterossexual, sua filha de 19 anos se interessou por uma menina, ou seja, ter um modelo não significa que a pessoa será hetero ou homossexual, isto vai depender de uma série de fatores.

Conhecer e Agir Psicólogo em São Paulo

10 respostas

22 JUN 2015

Olá Ana,

A homossexualidade é conseqüência de uma série de fatores e com certeza não será pelo fato de ter uma irmã lésbica que sua filha mais nova também será!
A melhor forma de agir com tudo isso é não afastar-se da sua filha e procurar orientá-la da melhor forma possível, acreditando que você deu a melhor educação e ensinamentos possíveis.

Abraços

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

14 MAI 2015

Ana essa questão sexual é um fator biológico, social sua filha não vai deixar de ser sua filha. Ninguém manda nos sentimentos, nos desejos. Somos capazes de perdoar,defender, cuidar,proteger nossos filhos, mais não somos capazes de entender, compreender as decisões que possam a vir tomar para a vida deles. Colocamos filho no mundo para viverem livres, serem felizes não importa só desejamos o bem, o melhor . isso é o que vale. Ninguém serve de exemplo para ninguém nessa questão sexual, pois se fosse verdade sua filha de dezenov anos teria seguido o seu exemplo, não se preocupe com a menor ela seguirá o que for melhor para ela, tudo no seu tempo. Apenas ame e faça com que as pessoas respeitem a forma de amor dela, para que ela sofra menos com descriminacoes, vc nao vai querer isso? Um grande abraço!

Consultório SoPsicologia Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

6 MAI 2015

Boa tarde, Ana !
A empatia ( se por no lugar do outro ou sob a ótica do outro ) já é um bom começo para a compreensão de quem é sua filha e os sentimentos que ela apresenta e para isso um diálogo constante com respeito onde ambas se permitem falar e serem ouvidas ajudaria bastante. A medida que você for entendendo esses sentimentos haverá a possibilidade de você ficar mais tranquila com esta nova situação.
O fato de sua filha mais velha gostar de uma outra menina não significa que a menor também o desejará fazê-lo e mesmo que um dia o venha não há impedimentos para que todos convivem em harmonia, pois você já terá uma vivência anterior com esse aspectos de duas mulheres se amarem.

Dielson Rocha Psicólogo em São Paulo

28 respostas

23 ABR 2015

Como lida? Com amor e respeito. Sua filha terá as mesmas questões e necessitará da mesma orientação que se tivesse uma relação heteroafetiva. Normalmente a única diferença é ter que conviver com o preconceito de alguns e nesse ponto a família tem papel bastante importante, lugar de respeito, apoio e amor.
Com relação a sua filha menor... Não conheço estudo que aponte que a convivência com homoafetivo sirva de "inspiração" para formar as escolhas afetivas de outra pessoa... Fosse assim, caberia pensar quem teria "inspirado" sua filha de 19 anos?
Abraços,
Lucia Helena Sampaio
Psicóloga

23 ABR 2015

Oi Ana. Lidar com as diferenças nem sempre é fácil, mas a orientação sexual de sua filha não é uma doença e também não é contagiosa. Portanto, sua filha mais nova não corre o "risco" de ser influenciada. O que está acima de toda a questão que você relatou é o amor que você sente por suas filhas. Isso que dizer que você quer a felicidade delas. No entanto, é preciso lembrar que elas são indivíduos que fazem e farão suas escolhas próprias, assim como você já fez muitas. O que suas filhas precisam é de compreensão e ter certeza de que sempre poderão contar com a mãe. Sua filha é feliz namorando outra menina? Isso é o que importa, pois devemos respeitar e aprender a conviver com as diferenças e com um mundo que anda sozinho, independentemente de nós. Converse abertamente com suas filhas. Com a de 19 anos você acolhe e com a de 10 você vai explicando os fatos da vida. Se ela não perguntou ainda, vai perguntar a você sobre a irmã. O afeto, o amor, o respeito ao próximo é tudo que queremos para nós mesmos. Abraço.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador