Como lidar com a pré adolescência

Feita por >Mari · 19 nov 2022 Psicologia infantil

Minha filha tem 12 anos, está passando pela fase que tudo nela está ruim ,não gosta do corpo, do cabelo das roupas de tudo, e está com algumas crises de ansiedade o que devo fazer?

A melhor resposta 21 NOV 2022

Olá Mari,
a sua filha esta vivenciando a pré-adolescência é nesta fase que ocorre a transição da infância para a adolescência. É uma fase que o indivíduo passa do estágio de ser cuidado para cuidar de si. Ela esta se descobrindo, quer ter o seu próprio estilo, quer ser parte de um grupo, quer ser aceita. É importante nesta fase se aceitar, se descobrir, porém as comparações com o outro é inevitável e torna este momento mais difícil. Dê a ela o seu apoio, sua amizade, sem julgamento, rótulos e comparações. Fazer terapia vai ajudá-la nesta auto aceitação e enxergar que somo seres únicos, a se conhecer e buscar seus desejos de acordo com suas limitações e com o que ela da conta em cada fase de sua vida. A ansiedade vem do fato de que ela não consegue ser o que deseja de acordo com a referência de ideal que ela esta se espelhando.

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

22 NOV 2022

Oi! você precisa de ajuda? Então é só entrar em contato comigo e marcar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 NOV 2022

Olá Mari, esta é a idade em que ela quer tentar abandonar a criança que foi para você e para o núcleo familiar, e quer adotar uma identidade social em que possa obter reconhecimento dos outros. É muito dolorido para o adolescente verificar que não conseguiu transparecer a superação de sua própria família, e aí gera o momento típico da revolta contra os pais e etc. É uma situação delicada para os pais porque eles estão implicados nisso, é difícil dizer para ela 'se aceitar', pois sua opinião, como mãe, já invalida a situação, dado que ela quer o reconhecimento justamente de pessoas de fora do núcleo familiar. O melhor que você pode fazer é ir moderando estes ideais que ela quer refletir, ir auxiliando ela a assumir uma identidade própria. Mas, também, muitas vezes é preciso verificar se sua filha não está passando por situações mais complicadas do que apenas uma dificuldade no reconhecimento. Pode ser que esteja sofrendo bullying na escola, pode ser que não se sinta amada, pode ser que se sinta vazia por diversas outras questões, enfim. Se o quadro piorar, recomendo uma psicoterapia. Abraço

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

20 NOV 2022

Adolescência é uma fase muito rica, muito desafiadora tanto para a adolescente como para os pais...
Adolescência é a retomada da vida, a adolescente quer ser ela mesma, sente que é diferente, ela precisa se identificar como si mesma, mas não sabe como; aprendeu com os pais que devia ser de um jeito, mas ela quer ser de outro modo.
A melhor forma é voce, como mãe ou como pai, ser amiga dela e dizer que voce ensinou de um modo, o modo como voce sabia; agora, ela pode fazer e ser de outro modo, desde que tenha a responsabilidade sobre as consequências/resultados da escolha feita.
Então que é melhor dialogar muito e que voce como mãe, já tem as suas experiências e sabe colocar para ela as possiveis consequências de cada escolha... ela se sentirá segura e protegida sabendo que pode dialogar contigo e que juntas, podem encontrar respostas, soluções ao que ela busca.
A crise de ansiedade é por conta de ela querer ser o que ela desejaria ser... convidá-la a ter os pés no chão... é bom sonhar, mas desde que o sonho possa ser alcansado passo a passo e não se transformar em ilusão!
Adolescência é sempre de muita angústia também para os pais, mas é bom saber que, os filhos estão sempre à frente dos pais, os pais tem mais experiência e podem contribuir com a sua experiência, mas os filhos são como a flexa que uma vez lançada, está sempre à frente do arco (pais)
Diaólogo, amizade, aceitação, acolhimento, amor... isso é importante!
Abraços

5817 respostas

20 NOV 2022

Olá Mari! Agradecemos sua pergunta, mas precisaremos, para construir com você resposta, precisaremos ponderar sobre a adolescência e a complexidade de componentes emocionais, culturais e corporais que se mesclam, gerando uma fase particular que precisa ser muito bem cuidada, conduzida.
Para te dar uma dimensão e conselho, será importante você, mãe, em uma sequência de consultas com psicólogo, poder trocar dados específicos e receber posicionamentos científicos devidamente fundamentados e explicados, para que você se melhore no entendimento e condução dessa definidora etapa de vida de sua filha.
Acolhimento, diálogo, empatia, oferta de panorama social bom e saudável, são componentes essenciais para diminuir riscos de começos de caminhos indevidos, frequentes nessa idade.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.