Como avaliar se uma criança é superdotada?

Feita por >Tabatha Barcelos · 12 jul 2016 Superdotados

A melhor resposta 13 JUL 2016

Avaliação Neuropsicológica em Altas Habilidades (superdotação)

*Por quê?
A avaliação neuropsicológica é o processo de análise das potencialidades e dos déficits cognitivos do cliente referentes à atenção, memória, pensamento, linguagem, praxia construtiva e funções executivas. Busca-se melhorar a compreensão de como determinada condição afeta seu comportamento e personalidade.

*Como?
O processo de Avaliação Neuropsicológica fundamenta-se na correlação de conhecimentos próprios às neurociências básicas e à psicologia dos processos cognitivos. Clinicamente, avaliação é composta por três etapas: inicialmente, é realizada a entrevista inicial e contratualizadas da prestação de serviço; no segundo momento faz-se uso de entrevista focada, observação comportamental, de técnicas objetivas de avaliação psicológicas e neuropsicológicas validadas em âmbito nacional; e, ao final do processo, realiza-se entrevista de devolução na qual é entregue ao cliente o laudo neuropsicológico impresso descrevendo seu desempenho, possíveis comprometimentos, encaminhamentos e orientações que contribuam para melhorar a condição de desenvolvimento e de desempenho cognitivo do cliente.

*Para quem?
Todo aquele que necessita complementar diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

19 JUL 2016

boa tarde, o que voce chama de superdotada? este termo é pouco utilizado hoje em dia

Samara de Oliveira Lima Psicólogo em Belém

1 resposta

13 JUL 2016

tabata!!!! saudaçoes!!!!! leve seu filho para uma avaliaçao no hospital de base, com o depto de neurologia infantil,ok? la eles tem psicologos que estao aptos á avaliar a criança e tudo mais.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

13 JUL 2016

Olá Tabatha!!!
Para avaliar uma criança superdotada é importante e necessário realizar avaliação neuropsicológica completa.
Att
Angela Costa
Via Saúde Especialidades

Via Saúde Especialidades Psicólogo em São Paulo

3 respostas

13 JUL 2016

Bom dia Tabatha,

O que há leva pensar que a criança é superdotada? Quais são as características psicológicas e cognitivas que denotam isso? Observar o comportamento da criança auxilia em muito, porém o mais indicado é procurar um profissional e fazer uma avaliação neuropsicológica e, a partir daí realizar os encaminhamentos necessários para o desenvolvimento da criança.
Abraço,
Érica Dalla

Psicóloga Érica Dalla Psicólogo em Taubaté

8 respostas

13 JUL 2016

Boa noite, Tabatha.
O caminho a ser seguido, é o de procurar ajuda de profissional da Neuropsicologia. Com a avaliação neuropsicológica é possível estudar as relações entre o cérebro/comportamento, bem como investigar diversas funções cognitivas do individuo, quais sejam, inteligência, atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtivas, habilidades visuo-espaciais, funções motoras e executivas.
Espero haver contribuído.

Atenciosamente

José Vicente Carmo Correia

José Vicente Carmo Correia Psicólogo em Aracaju

3 respostas

13 JUL 2016

Olá, Tabatha.
Para avaliar se uma criança é superdotada é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica.
Atenciosamente,
Maria Júlia

Psykhé - Clínica de Psicologia Psicólogo em Blumenau

14 respostas

13 JUL 2016

Tabatha boa noite.
É necessário fazer uma avaliação neuropsicológica, onde serão aplicados testes que avaliam as funções cognitivas entre elas a inteligência e raciocínio.
Espero poder ter ajudado.
Abraços
Paula

Paula Caruso Lourenço Leite Psicólogo em Santos

3 respostas

13 JUL 2016

Ola Tabatha!
Existem alguns testes de inteligência que o psicólogo pode aplicar para avaliar se a criança é superdotada e/ou identificar suas habilidades.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 JUL 2016

Olá, Tabatha. Para avaliar se uma criança é superdotada ou tem altas habilidades, deve-se procurar um profissional especializado para que ele possa fazer avaliação cognitiva na criança com alguns testes de inteligências entre outras ferramentas de avaliação. Um psicólogo pode ajudá-la.
Espero ter ajudado!
Ótimo dia.

Anônimo-291479 Psicólogo em Campinas