Como ajudar uma amiga?

Feita por >Cícera Araújo Dias · 4 nov 2016 Depressão

Minha amiga tem 23 anos, trabalha em um emprego fixo e é formada. Ultimamente ela anda muito triste e reclama muito do trabalho, maximizando as partes ruins e menosprezando as boas. Em casa está tendo sérios problemas com sono, não quer dormir porquê o outro dia chegará mais rápido. Não deixa apagar a luz, e seu coração acelera com um mínimo ruído. Uma vez, eu fiz menção de espirrar e ela achou que eu estivesse passando mal. Seu pai sofre de depressão.

A melhor resposta 6 NOV 2016

Olá Cicera! Ajude sua amiga a procurar um psicanalista para que ela possa conversar e resolver essa situação. Como você citou o pai dela, deve desconfiar de que ela esteja com depressão. Por conta dessa suspeita, aconselho que inicialmente você a acompanhe até um psicanalista para que ela possa iniciar um tratamento.
Abraço!

Rafael Ferreira

Psicólogo e Psicanalista Rafael Ferreira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

19 AGO 2018

Oi Cicera! A sua amiga parece estar com estresse, pode ser por conta do trabalho. Além do mais pode estar com sintomas depressivos, caso não esteja é bem possível que logo estará. Parece um estresse muito intenso pelo sintomas que relatasses.
Salientasses que o pai dela tem depressão, mais um motivo para ela buscar ajuda, já que depressão tem fatores hereditários, então ela tem risco de ter.
Aconselho conversares com ela e expor a tua preocupação é intenção de ajudar, pois com o tratamento acredito que ela ficará bem e talvez consiga pensar em uma solução para o problema relacionado ao emprego. Desejo melhoras para a sua amiga estou a disposição. Abraço. Gabriela Mascarenhas

Gabriela de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Pelotas

17 respostas

10 NOV 2016

Cícera, é louvável seu interesse de ajudar sua amiga, mas a melhor ajuda virá por meio da terapia. Oriente-a a procurar ajuda antes que seu caso se agrave ainda mais. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

6 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 NOV 2016

Ola Cicera.
Bom dia. O encaminhado para sua amiga e que ela perceba que está necessitando de ajuda (psicologo) para lidar com o sofrimento. Infelizmente se ela não quiser vc deverá respeitar o desejo dela. Abracos

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

4 NOV 2016

Olá Cícera!
É muito importante que você incentive sua amiga a procurar ajuda de um psicólogo.
O sono e este sofrimento no cotidiano estão trazendo muitos prejuízos em sua saúde e sua qualidade de vida e muitas vezes como amigas podemos apenas apoiar e incentivar, mas o acompanhamento de um profissional torna-se indispensável.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

4 NOV 2016

Cícera, geralmente o tratamento é indicado a quem está sofrendo. Se você sente que quem está sofrendo com isso é ela, então procure um psicanalista em tua região, converse com a amiga e sugira a ela agendar uma consulta. Espero ter ajudado.
Julio - SP

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

4 NOV 2016

Bom dia Cícera!
Primeiramente tenha em mente que você não pode fazer nada por ela, no sentido de resolver o problema dela, justamente porque é dela. Contudo, é importante para ela saber que tem o teu apoio, se sentir acolhida e ouvida por você. Penso que é o que você pode fazer de mais prático neste momento, compreendê-la e não julgá-la. A pessoa em sofrimento precisa se sentir acolhida. No mais, incentive-a a procurar ajuda profissional, para que ela possa compreender o que está acontecendo com ela e encontrar uma solução. Espero ter contribuído! Um abraço.

Marina Massocco Gaikoski Psicólogo em Florianópolis