Como ajudar alguem que se sente culpado?

Feita por >Eloise · 11 set 2021 Desenvolvimento pessoal

Meu namorado perdeu o pai início do ano, por conta de bebidas e drogas, e agora ele se sente muito culpado, ele não sente mais vontade de fazer nada, anda bebendo bastante, ele fica com ideias de querer morrer, se sente infeliz, e isso me deixa mal...quero ajudar ele, mas eu n sei como.
Me ajudem por favor!!!!

A melhor resposta 19 SET 2021

Eloise, vc quer ajuda lo faça ele procurar ajuda profissional.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 SET 2021

Oi Eloise, a perda de um ente querido traz dores e algumas vezes culpa. Culpa pelo tempo não vivido com a pessoa, culpa por palavras mal ditas, culpas por ausências, etc. Não sei o porquê seu namorado se culpa, mas sabemos que toda culpa trás dores emocionais intensas.
O ideal seria ele inciar um processo psicoterápico, afinal ele não precisa passar por esse luto sozinho.
Você pode acolher sua fala escutando-o com paciência. Provavelmente esse luto vá demorar um pouco para passar, sabemos que não há tempo determinado para esse momento, mas no caso dele há um somatório de luto mais culpa.
Você pode pedir a ele que escreva uma carta para o pai, falando tudo o que não pode ser falado enquanto ele estava vivo, desculpando-o, pedindo desculpas, agradecendo, falando de seus planos para o futuro e tudo o mais que ele desejar. Escrever ajuda muito nessa horas.

Espero ter ajudado e qualquer coisa estou por aqui.

Lia Soares Dantas Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

13 SET 2021

Olá Eloise, espero que esteja tudo bem com você!

Seu namorado passou por um momento muito difícil recentemente, que a perda de um ente querido. Muitas coisas podem acontecer dentro de nós quando passamos por isso, muitas coisas podem vir a tona que nem sequer imaginávamos. É necessário que ela vivencie essa fase de luto, como nós chamamos, e que depois dessa fase ele possa, aos poucos, no tempo dele, ir se recuperando para continuar sua vida da melhor maneira.
Se ele tem apresentado esses comportamentos, é possível dizer que ele está vivenciando essa fase de maneira intensa e, podemos dizer, "turbulenta". É muito recomendado que ele procure acompanhamento psicológico para que ele possa vivenciar esse luto de uma maneira mais saudável, e que ele possa, também, encerrar esse processo, no tempo dele. Incentive seu namorado a buscar ajuda de um profissional de psicologia com quem ele possa conversar, isso será muito importante para a superação desse momento e dessas culpas que ele carrega. Esperto ter te ajudado, e desejo que fiquem bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

13 SET 2021

Olá Querida!

Provavelmente seu namorado carrega uma culpa que precisa ser investigada de onde vem. E a culpa nos impede de seguir, pq ser feliz quando a culpa nos consome, é traição. Então, não fique mal.

Quando vocês estiverem bem, em um bom dia, tente conversar com ele sobre o que te aflinge. Mas converse em um dia que vocês estejam bem pq ele precisa saber que a conversa é saudável e não de cobrança. Tente entender o que o leva a essa culpa. Pergunte como pode ajudar. Quando a gente conversa as coisas ficam mais claras!

E claro, em qq situação, terapia é sempre bom.

Espero te ajudado!
Abraços

Marisa Parreira Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

12 SET 2021

Eloise,
Seu namorado precisa fazer Psicoterapia para dar-se conta de uma série de coisas...
Ele se sente culpado pela morte do pai, mas o pai é pai dele, veio antes dele...
O pai tinha as suas lutas, a sua vida, os seus desafios como ele, agora, tem os desafios dele.
Ou vai tomar o mesmo rumo do pai?
Já está tomando, está se entreganndo aos vícios...
É a oportunidade de ele se dar conta e corrigir este percurso.
Peça para ele fazer Psicoterapia ou afaste-se dele, se não quiser sofrer.

5817 respostas

12 SET 2021

Olá Eloise! Grato por citar. Beber por culpa ligada a bebida do pai, não parece ser caminho razoável. Culpa precisa ter ligação direta com a intenção plena de querer prejudicar ao pai. Haverá isso?
Na vida, as pessoas podem fazer coisas como: lavar louça, praticar esportes, estudar, trabalhar, fazer teatro, escrever, fazer jardinagem, palavras cruzadas, viagens, motannhismo, acampamentos, hipismo, capoeira, lutas, natação, jogos, individuais, cuidados com flores, pintura, escultura, ler, dentre outras muitas coisas.
É preciso direcionar as atitutudes para coisas saudáveis, éticas, integradas à cultura e significativas para ele.
Estaremos à disposição para ofertar nossos saberes técnico-científicos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de empresários da fé, sem religião, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.