Bloqueio emocional tem a ver com isso?

Feita por >Jackson000 · 28 nov 2022 Abordagem psicológica

É que me apavora o fato de sair com alguém como um encontro, tenho medo de beijar e etc.
Sempre que alguém parece interessado em mim e me convida para sair eu travo. Não é que eu não queira me envolver com a pessoa, é que eu simplesmente não consigo. Já namorei uma vez, mas não foi um relacionamento tóxico, não acho que isso tenha a ver com a minha situação atual. Sou uma menina de 18 anos que não consegue demonstrar afeto tanto em relacionamento quanto de maneira pessoal, tinha dificuldade até de falar que amava a minha mãe e recentemente consegui vencer isso, mas nunca disse isso para o meu pai. Queria entender o que de fato acontece comigo porque eu realmente queria ter um namorado ou namorada, mas esse impedimento de conhecer novas pessoas e esse medo de afeto como beijo e etc me impede.

A melhor resposta 29 NOV 2022

Sim.... Bloqueio Emocional é exatamente isso... é não poder expressar o teu sentimento! É se ver impedida de dizer o quanto ama, o quanto odeia, o quanto tem raiva...
É esse bloqueio que está impedindo voce ser exatamente como é nas circunstâncias todas.
É uma informação que está registrada no teu emocional, uma experiência de dor e o ego registrou isso para te defender, para não deixar voce sofrer novamente... sempre que impacta com uma realidade da tua vida atual, este registro entra com o sinal de alerta: CUIDADO! PERIGO! NÂO FAÇA!
Precisa corrigir esta informação, precisa curar isso para que possa viver tua vida no presente.
Abraços

5929 respostas

29 NOV 2022

Olá Jackson000! Obrigado por escrever. De certa forma bloqueio acontece porque há sensação de transtorno, de desorganização do controle sobre as coisas. Imagine beijo como afeto: olhar, sorriso, afago, elogio, piscada, e outras manifestações corriqueiras de comunicação afetuosa que gradativamente irão permitindo, outros passos mais abrangentes como abraço demorado, olhar persistente, beijo harmônico, sereno, demorado. Com essas considerações quero dizer que é preciso amadurecer, organizar harmonia interna, estável para segurar um olhar, reproduzir afago com tranquilidade, sem estender julgamento interno, como visto inadequado por outros. Na verdade quem sente inadequado é você mesma.
Amadurecer é preciso, melhorar a autoestima é importante, desenvolver autonomia de manifestações afetuosas é preciso.
Nós, psicólogos, estaremos a disposição para te ajudar a sentir-se com mais direito e qualidade (que você já tem), para vivenciar trocas consistentes, enriquecedoras na expressão e recepção de afetos.
Abraços!