Atividade física pode ajudar no processo terapêutico? É comprovado?

Feita por >Ana Mara · 28 jan 2015 Psicologia do esporte

A melhor resposta 13 FEV 2015

Olá Ana Maria!!!

Com certeza a atividade física pode proporcionar grandes benefícios para o corpo humano, não só físico mas também o bem estar da harmonia corpo-mente, melhorando consideravelmente a qualidade de vida, muitas vezes ajudando mais do que o processo terapêutico, cada caso é um caso.
No entanto, se a pessoa for um iniciante adulto, sedentário, recomenda-se uma avaliação médica e de um profissional da educação física como orientador.
Outro fator importante é que a atividade física seja adequada com o seu biótipo, isto é: as suas características pessoais, deve ser algo que lhe de satisfação ao fazer para não ter um efeito oposto, esportes em equipe, jogos, andar de bicicleta, correr, nadar, pílates, etc. - então os neurotransmissores, a química do corpo vai ser ativada e fará muito mais do que a maioria das pessoas buscam na farmacologia.
Enfim, faça exercícios físicos e seja feliz.

Atenciosamente;

Psi. Carlos

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

4 FEV 2015

A atividade física, associada com a terapia, pode ajudar de forma eficaz o processo terapêutico, pois há liberação de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação do prazer.

2 FEV 2015

Sim Ana Mara, a atividade física pode ajudar no processo terapêutico, uma vez que, promove estímulos de vários aspectos, entre eles relações sociais. auto-estima, memória, sensação de bem-estar e liberação de hormônios essenciais para a saúde mental do indivíduo. Tanto prova que em alguns casos o tratamento ocorre unindo-se a psicoterapia, a farmacologia e o exercício físico regularmente.

Att,
Monica Soares

Mônica Soares Psicólogo em Recife

9 respostas

2 FEV 2015

A Atividade Física contribui em vários aspectos, primeiro no corpo, no qual, vai melhorar o condicionamento físico, proporcionando a liberação de hormônio, contribuindo para melhorar o bem estar físico e mental, diminuindo o peso, melhorando o auto estima da pessoa, alivio de dores, diminui os sintomas de estresse e ansiedade.
Segundo as relações sociais, hoje é um aspecto importante, as relações sociais no ambiente onde pratica a atividade física, inicia um processo de dialogo com as pessoas que procuram o mesmo objetivo, bem estar físico e mental e a qualidade de vida.

Psicóloga Simone Padilha Psicólogo em Blumenau

6 respostas

2 FEV 2015

Um dos aspectos interessantes da atividade física é que ela pode proporcionar a diminuição da ansiedade em alguns aspectos levando o corpo a um estado de maior relaxamento das tensões. Isso, é claro, ajuda no equilíbrio do estado emocional.

Alderico Pinto & Silvia Karla Winker Psicólogo em Macapá

1 resposta

2 FEV 2015

De maneira geral a atividade física é benéfica pro si só.
Sua prática proporciona a liberação de toxinas que o organismo não é capaz de processar e acabam por prejudicar seu desempenho, inclusive no aspecto Cognitivo.
Fazendo uma analogia com a tarefa de arrumar uma casa, as atividades físicas seriam como a limpeza pesada e o processo Psicoterapêutico equivalente a tarefa de organização e melhor distribuição dos objetos.
Arrumar a casa quando ela está limpa é uma tarefa muito mais fácil e prazerosa concorda?

Um abraço!

Weslley Carneiro

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

2 FEV 2015

Olá!
Acredito que atividades físicas tem grande valia no processo terapêutico principalmente quando realizados paralelamente. Exercício da disposição diminui ansiedade, equilibra o peso e, sendo direcionado na terapia, melhora a autoestima.
Att, psicologa Celeste

30 JAN 2015

Atividade física é excelente se você não tem nenhuma condição médica que limite essa prática. Inclusive, ela causa muitos benefícios para quem tem ansiedade ou Transtornos relacionados a ela, uma vez que a prática de atividade física libera serotonina, que regula o sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite e a endorfina, considerada um analgésico natural, que ajuda na redução do estresse e ansiedade, um verdadeiro calmante natural secretado pelo organismo. Sempre aconselho meus pacientes a prática de algum tipo de atividade física.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 JAN 2015

Bom dia Ana, a atividade física é um fato que pode ajudar não só no processo terapêutico, como também no funcionamento de quase tudo. Nós como seres humanos, somos feitos para se movimentar, e nos manter em contantes atividades psicofísicas.
A qualidade do comportamento humano, portanto, é regido por variantes que estão além só do suporte psicoterápico. Um exemplo disso, é o estresse, que embora seja aconselhável um acompanhamento terapêutico, é necessário também, do ponto de vista biológico,atividades físicas para diminuir a abundância de cortisol produzida pelo nosso organismo em situações estressoras, e produção de dopamina e endorfina, que é a sensação de nos sentirmos bem.
Deste modo, podemos dizer que tudo está interligado tanto psicologicamente, como biologicamente falando, e sendo assim, atividades físicas são muito úteis e podem auxiliar positivamente no processo terapêutico.

Marcio Gomes Pereira Jr. Psicólogo em São José dos Campos

7 respostas

29 JAN 2015

Retificando a resposta anterior: espero ter sanado suas dúvidas. Forte abraço Cristina Aparecida da Silva, Salvador, Bahia.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador

21 respostas

29 JAN 2015

Atividade física sempre é bom e aconselhável. Isso por que, graças a atividade física, hormônios importantes são fabricados em maior número, nos proporcionando uma sensação de bem estar e aumento na nossa disposição diária, além de nos ajudar a controlar o peso e definir nosso corpo, contribuindo assim para a manutenção da auto estima elevada.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

29 JAN 2015

Sim, a atividade física é muito importante sendo feito paralelo a psicoterapia. A prova dos benefícios está na melhor oxigenação dos órgãos do corpo, além da manutenção do peso ideal, melhorando a disposição e a auto-estima.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

28 JAN 2015

Ana, a atividade física pode ajudar em vários aspectos da sua vida, incluindo questões relacionadas a sua saúde. Uma terapia não vai, isoladamente, resolver todas as questões de sua vida. Muitas pessoas, quando começam a fazer terapia, buscam melhorar outros aspectos da sua vida, buscando atividade física, alimentação saudável, novos projetos de vida etc. Eu considero a terapia como um cuidado de si. E a gente pode cuidar de si mesmo de diferentes formas, andando de bicicleta, fazendo terapia, procurando ser mais independente, fazendo um curso etc. Associar atividade física à terapia e a outros projetos de vida... digamos que é uma forma mais completa de cuidar de si. Espero ter colaborado com suas dúvidas. Forte abraço! Cristina Aparecida da Silva, Salvador, Bahia.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador