Às vezes sinto que minha família não me ama

Feita por >Sarah Letícia · 14 jul 2016 Psicologia clínica

Minha família tenta ser legal comigo, mas sinto que não me ama e tenho vontade de fugir até... O que fazer?

A melhor resposta 14 JUL 2016

Bom dia Sarah!

O contexto familiar é constituído por pessoas com personalidades e papéis diferentes, que devido às diferenças muitas vezes "geram-se" conflitos .
Pelo que compreendi no seu relato,seus familiares apresentam alguns comportamentos que possivelmente para você são positivos (como mencionou eles tentam ser "legais") e outros negativos (que fazem com que você deseje fugir).
Oriento a iniciar a terapia, porque neste ambiente o profissional identificará o que está acontecendo, trabalhará a sua conscientização e como você poderá ter uma melhor relação com os seus familiares. Indico terapia individual ou familiar se eles estiverem motivados a participarem.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços.

Psicóloga Aline de Paula do Nascimento Psicólogo em São Paulo

34 respostas

28 JUL 2016

Olá Sarah, com um relato tão breve não é fácil te dar uma orientação acertada, mas vamos lá. Reflita sobre algumas questões:
O que você gostaria que sua família fizesse? O que ela faz na verdade? Como você se sente com as atitudes dos familiares? O que falta para você nessas relações? Você se sente prejudicada pelas atitudes deles? Como? Você espera muito deles? Quais suas expectativas frente a seus familiares?
Essas perguntas podem te ajudar a refletir, mas acredito que você poderia se beneficiar muito de uma psicoterapia, onde poderia entender melhor essas questões com a ajuda de um profissional psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JUL 2016

Boa noite Sarah. Dificil orientar sem saber um pouco mais sobre seus familiares e você. Penso que o ideal será procurar ajuda de um psicólogo. Boa sorte. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

15 JUL 2016

Sarah, meus colegas abaixo estão certíssimos e acrescento sugerindo que busque um aprofundamento de si e de seu contexto familiar. O que você transmite à sua família? As vezes o incomodo pode amenizar quando buscamos julgar menos e conhecer nossas fragilidades. Busque ajuda de um psicologo.

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

14 JUL 2016

Olá Sarah!
A nossa família tem muita contribuição não só na estrutura de nossas vidas como do nosso ''eu'' interior.
Por ser tão importante, esperamos mais do que serem legais ou gentis e não se sentir parte ou amada dentro dela pode nos trazer sofrimento e pensamentos de fuga.
Se tiver disponibilidade, procure a ajuda de um psicólogo para que possa contar um pouco de sua história, destes pensamentos e da expectativa que possui em relação aos seus familiares. O processo da psicoterapia poderá lhe beneficiar muito com o auto conhecimento, fortalecimento e alívio das dores emocionais que sente.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

14 JUL 2016

Sarah o amor é demonstrado de várias maneiras, é preciso conhecer a dinâmica familiar e entender o q esta se passando internamente com você.
Muitas vezes esperamos um determinado tipo de amor, e o outro demonstra de outra maneira e achamos q não nos amam.
A terapia iria te ajudar a se auto conhecer.

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos

29 respostas

14 JUL 2016

Cara Sarah, uma psicoterapia individual seria muito importante para você trabalhar discernindo esses pensamentos e sentimentos em relação a família. É importante perceber que apesar de não demonstrar do jeito que gostaríamos, as famílias tem laços que precisam ser trabalhados e vc também faz parte disso, nisso a psicoterapia familiar seria muito relevante.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

14 JUL 2016

Oi Sarah,

Complementando a resposta das colegas acerca de busca por psicoterapia, sugiro que tente refletir um pouco sobre qual a definição de amor que você tem pra você e de que formas os comportamentos de seus familiares não parecem proporcionar este amor para você. Com isso, você poderá num processo psicoterapêutico iniciar uma reflexão sobre o que você sente que está deixando a desejar nessa parte de sua vida e começar a traçar formas de melhorar essa dificuldade pela qual está passando.

Tudo de bom pra você.

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza

29 respostas

14 JUL 2016

Sarah, muito deste sentimento pode vir do seu momento de vida, pois em cada ciclo como adolescência, vida adulta etc podem trazer conflitos ou dificuldades no convivio. Uma terapia lhe auxiliaria a lidar com seus sentimentos e comportamentos ou uma terapia de família pode facilitar o convívio entre a família.
Atenciosamente

Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville