Ansiedade nos sentimentos com meu parceiro.

Feita por >Nicolle · 11 set 2023 Ansiedade

Estamos juntos há 9 meses, mas nos conhecemos há 1 ano. No domingo passado, tive uma crise de ansiedade por me sentir culpada por alguns pensamentos intrusivos e conversas com uma amiga que me deixaram chateadas comigo mesma. Desde lá, sinto uma ansiedade quando penso se amo mesmo meu namorado, sei que o amo, sei que quero passar tempo com ele e que não desejo terminar! Mas não consigo convercer-me disso, sinto que a paixão acabou! Não sei como enfrentar estes sentimentos, já tentei conversar com ele sobre isso, porém não foi suficiente. Gostaria de alguma ajuda para enfrentar essa ansiedade avassaladora. Obrigada.

A melhor resposta 12 SET 2023

Olá, Nicolle!

Eu precisa saber um pouco mais sobre esses pensamentos intrusivos que aparecem na sua cabeça para conseguir te ajudar melhor. Ademais, saiba que a paixão ela tem uma duração curta. Estudiosos falam de até no máximo 2 anos, permanecendo após isso o amor (quando se consolidou o amor). Têm relações que se iniciam sem paixão e apenas com um gostar pelo parceiro que vai se consolidando em amor com o tempo. Não se culpe caso a paixão tenha acabado. Se ama ele, e se teu desejo é permanecer com ele siga o que seu sentimento de amor está te mostrando.

Qualquer ajuda maior pode me chamar ;-)
Abraços

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

12 SET 2023

Nicolle,
Voces não se conhecem, não resolveram os seus problemas particulares, começaram a viver juntos e agora estás enfrentando estes.
Até que ponto são os teus problemas que estão interferindo na vida de voces?
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e resolver a ansiedade e outros...
Abraços

5817 respostas

12 SET 2023

Olá Nicolle, sinto por sua situação.

A ansiedade é realmente perturbadora, principalmente quando nos desestabiliza as emoções, pensamentos, etc.

Antes de se tomar qualquer decisão sobre quaisquer aspectos da vida, é necessário reduzirmos nossa ansiedade, descobrir o que a causa e poder tratar isso. Se quiser ajuda com este processo, sinta-se à vontade para me procurar e entrarmos nesta juntos.

Desejo tudo de bom,
Rafael Silva
CRP 06/190176

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

12 SET 2023

Olá Nicolle! Obrigado por escrever. Sempre há mais, muito mais a escrever. Pelo conteúdo escrito, no entanto, é possível captar que você realmente está sendo vítima da ansiedade (violentação do tempo). Provavelmente vocês são bastante jovens. Em nossa socieade complexa, em nossa cultura complexa, diante da complexíssima natureza humana, agravada pela frágil comunicação globalizante distorcedora da realidade, até mais ou menos os vinte e cinco anos de idade, precisamos, de maneira prioritária, vivenciar estudos comprometidos, trabalho consistente, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, grupos de esportes coletivos de contato, teatro, arte, cultura, seerviços comunitários, dentre outros. Os namoros, mais ou menos até essa idade, com outras pessoas, precisam ser mais para entendimento da natureza humana, para conhecimento melhor da pessoa.
Antes de namorar com outra pessoa, as pessoas precisam consolidar namoro consigo mesmas. Pessoas com ansiedade avassaladora, não estão, sequer, namorando com elas mesmas.
Amadureça!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.