Angústia intensa

Feita por >Fernanda · 13 set 2020 Angústia

Tenho 30 anos, há uns 11 anos aproximadamente sinto uma angústia que não sei explicar ao certo o motivo. Tenho momentos que considero bons em minha vida, porém a felicidade que eles me proporcionam rapidamente desaparece. Sou uma pessoa que raramente se satisfaz com as próprias vitórias, sempre busco mais e mais (bens materiais), sinto que necessito da aprovação dos meu pai para me sentir completa. Nunca ouvi ele dizer que se orgulha de mim, pelo contrário, ele sempre crítica tudo que faço ou sempre me cobra pra ser mais e mais. Ele crítica meu casamento, minha profissão, minhas conquistas, parece que nada nunca está bom! Constantemente tenho crises de choro , me isolo por dias, já pensei em suicídio por que tem dias que parece que a felicidade se tornou algo inalcançável e isso também está refletindo no meu casamento, tenho um marido maravilhoso, sinto que o problema está em mim, porém não sei como resolver.

A melhor resposta 14 SET 2020

Olá Fernanda

Os nossos pais são importantes em nossa vida. Você é independente, tem sua vida, e pelo que você relatou, não depende em nada do seu pai. Costumamos dar valor a opinião de nossos pais, porém, não podemos esquecer que eles, assim como nós, não são perfeitos. Se o seu pai é crítico em relação a você, não significa que ele esteja certo, ou até mesmo que seja um comportamento saudável para ele. Provavelmente, o problema não é você e sim ele.
Gostaria muito de lhe ajudar mais. Agende uma sessão comigo.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

14 SET 2020

Olá Fernanda.
Grata por sua pergunta.
Sempre que você se dedicar a atender à expectativas dos outros em depreciação às suas você estará fadada à muitas frustrações na vida. Comece o processo de mudança perdoando-se em primeiro lugar. Apenas recomece do ponto em que está e use essas experiências negativas somente para evitar repetí-las. Inicie com o exercício de olhar para dentro de si mesma com amor, acolha os seus sentimentos.
Evite as comparações e querer ser perfeita. Troque a perfeição por capricho. Aceite as pessoas como são. Perdoe seu pai por não ser perfeito. Evite as pessoas que te fazem sofrer ou sugam a sua energia. Deixe de fazer as coisas por obrigação. Seja quem você nasceu para ser. Viva o aqui e agora. Trace você mesma os seus planos e metas concretas e cumpra-as. Persevere na sua intenção de mudar e ser feliz.
Procure um profissional na área da psicologia para falar de seus sentimentos, emoções e desenvolver estratégias de enfrentamento de problemas.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba