Acho que minha filha é lésbica, como conversar com ela sobre isso?

Feita por >Pai Perdido · 21 jun 2021 Orientação sexual

Tenho um filha de 13 anos, recentemente descobri que ela gosta de uma amiga desde os 8 anos. Eu já desconfiava, pela identificação dela com personagens do universo LGBT e interesse dela sobre o assunto ( séries, filmes, histórico de pesquisa). Pra ser sincero descobri que não tenho problemas com isso. Mas não sei como iniciar um conversa sobre o assunto. Minha esposa é mais conservadora e sei que quando ela descobrir vai ser complicado, gostaria de estar preparado.

A melhor resposta 23 JUN 2021

Boa tarde Pai, espero que esteja tudo bem.

A sexualidade é algo muito particular e individual, e que deve ser respeitada nas suas mais diversas formas de expressão. Uma criança de 13 anos ainda não possui maturidade adequada para se auto afirmar sexualmente, tendo em vista que ainda nem chegou de fato na fase da adolescência, que é o momento onde ocorre uma mudança mais acentuada no corpo e na fisiologia hormonal. No momento ela ainda encontra-se na segunda infância, e é interessante o pai não pressionar tanto sua filha sobre esse assunto, bem como a si próprio com preocupações antecipadas. Observe o comportamento de sua filha, o fato de ela dizer que gosta de alguma amiga desde os 8 anos, não significa dizer que ela é lésbica. É completamente normal as crianças expressarem afeto umas pelas outras, sem conotação sexual nenhuma. Esse histórico de pesquisa a que se refere pode ser apenas uma curiosidade normal, que pode ser impulsionada por uma timidez de conversar abertamente com os pais. Se o senhor é o mais aberto entre você e sua esposa, ofereça segurança para ela conversar sobre esse assunto com você, de maneira suave porém segura. Se precisar, busque o senhor um acompanhamento com um bom psicólogo para lidar com essa questão e para obter boas orientações sobre como agir. Mas não se preocupe, a sexualidade só é plenamente desenvolvida em idade mais avançada. Espero ter ajudado, e desejo que fique bem.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

4 JUL 2021

Pai, o diálogo é sempre owlhor caminho. Talvez seja interessante buscar ajuda profissional.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

23 JUN 2021

Olá Pai.
Procure conversar com ela relatando sua opinião sobre liberdade sexual. Fale de vc e do respeito que tem pelas pessoas, independente da orientação sexual.
Pode ser um bom início.
Quanto à mãe, ela precisa trabalhar a própria sexualidade e expectativa por casamento e maternidade da filha. Essas são as principais expectativas das mães de meninas.
Espero ter ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

23 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 JUN 2021

Voce não precisa focar no fato de ela ser lésbica ou não... ELA É SUA FILHA! Merece todo o seu amor de pai, precisa de sua amizade, de seu amparo. O fato de ela ser lésbica é uma coisa particular que só cabe a ela. É a forma de ela expressar a sua escolha de convivência. Na vida, nada é certo e nada é errado... tudo são experiências e formas de viver, contanto que sejam realizadoras.
Algumas pessoas convivem bem consigo mesmas, outras, com o sexo oposto, outras com o mesmo sexo e outras ainda, com ambos... isto só pertence a cada um. Isto é a vida que dá a liberdade e o livre arbítrio.
O sistema sim é que coloca a forma certa e errada, coloca limites, julgamentos, tendências religiosas, valores. O sistema não se importa com a felicidade e a realização de cada um. O sistema só quer que se aceite as regras dele. Isto é uma vida fingida, adaptada, manipulada.

5943 respostas

22 JUN 2021

Olá Pai perdido! Grato por perguntar. Nossas identidades são construídas, reconstruídas a cada momento, dependendo das vivências, dos interesses, da cultura. Nesse sentido é melhor ter precaução antes de pensar "é lésbica", talvez possa ser razoável ponderar "suponho que minha filha esteja com atitudes e comportamentos próprios de quem descrevo como lésbico".
Outra questão importante será você manter com ela, ambiente de comunicação espontânea, leve, acolhedora. Caso ela esteja desconfortável e perceba esse acolhimento e compreesão em você, estará aberta a trocar reflexões sobre essa possibilidade. Caso seja fato, será aliviador para ela.
Uma outra possibilidade poderá ser você pesquisar nossos perfis, escolher um de nós psicólogos, e vir para uma orientação mais detalhada.
Essa última sugestão é fruto do fato de ela ter treze anos e ser uma idade de intensa e marcante transformação rápida, tanto no sentido corporal quanto psicológico, assim como incertezas e curiosidades sexuais imponderadas.
Diante de qualquer escolha (psicólogo ou não não psicólogo) será bastante recomendável que você se mantenha ainda mais próximo dela, com afeto, compreensão e acolhimento.
Seja acolhedor, mas também seja verdadeiro quanto a seus temores e visões de mundo.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.