Abuso sexual na infância: como lidar com isso na vida adulta?

Feita por >Nana Lima · 13 abr 2020 Violência sexual

Fui abusada na infância por um primo 10 anos mais velho que eu. Eu não lembro quantos anos eu tinha, mas creio que tenha sido perto dos 5 ou 6. Também não lembro tantos detalhes, sei que ele me colocava de calcinha no colo dele e usava o massageador de pés da minha tia no meu bumbum e genital. Eu lembro que tinha mania de masturbar, já um pouco mais velha do que isso, e algumas vezes minha mãe viu e repreendeu, então entendi que era errado. Na adolescência passei a não me importar com aparência, usava roupas largas, engordei muuuuuuito e era mto depressiva. Sempre fui amorosa e carinhosa, mas meu primeiro beijo só aconteceu aos 17 anos, época em que quase todas as minhas amigas já estavam perdendo a virgindade. Meu primeiro namorado foi aos 20, com quem tive minha primeira relação sexual de verdade. A depressão sempre me acompanhou e depois que iniciei o namoro começaram as crises de pânico... Que duram até hoje, tomo remédios pra síndrome do panico e depressão, além de me sentir horrível. Sou obesa e não me esforço para emagrecer... Sei que deveria, mas sempre perco para as minhas vontades. Sempre chupei o dedo, faço isso até hoje, tenho 31 anos. Faz 1 mes que lembrei do abuso... Antes disso era como se não tivesse existido. Sou casada. Não tenho filhos. Fiquei pensando e lendo sobre isso, mas não consegui concluir... Será que sou assim (doente mental, obesa, desencanada da vida) porque fui abusada? Também tenho dificuldade no orgasmo, sempre me limito quando estou perto de alcança-lo e acabo fingindo... Isso também está relacionado?

A melhor resposta 15 ABR 2020

Olá, Nana
As consequências do abuso sexual infantil são diversas e pode influenciar na vida adulta, pois pode prejudicar a maneira com que se relaciona com as outras pessoas, mas também a sua relação com você- com o seu corpo, autoestima, escolhas, sexualidade, autoconfiança, confiança nos outros, entre outros aspectos.
De qualquer maneira, sendo consequência do abuso ou não, algo que te sugiro é que faça psicoterapia, não somente para entender o quanto o abuso permanece influenciando na sua vida, mas principalmente, para que possa lidar melhor com você mesma, permitindo-se sentir e se ver de forma positiva, talvez o peso do passado é o que realmente está te prejudicando, por isso a necessidade de psicoterapia. Pense com carinho...

Espero ter esclarecido.
Estou a disposição.

Agnes Moura - psicóloga clínica

Agnes Catarino Moura Psicóloga Psicólogo em São Paulo

11 respostas

30 JUN 2022

Oi Nana Lima,
Sim, todos os sintomas estão relacionados com o abuso sofrido e principalmente com a repreensão da mãe quando te pegou fazendo masturbação... nada de errado se masturbar, mas o modo de pensar da mãe, bloqueou o teu amocional e a partir dai, voce desenvolveu um corpo para não ser atraente, para não despertar interesse dos homens.
Precisa agora se livrar desse trauma, curar teu emocional, melhorar a tua autoestima, lavar a tua alma da culpa e ver a vida como éla é e não como julgou através das experiências sofridas.
Nana Lima, voce pode transformar a sua vida, desde que não se coloque como vítima da situação e se responsabilize pela tua realização hoje. A cada momento voce pode fazer novas escolhas, novas decisões e não ficar presa a acontecimentos do passado. Faça Psicoterapia para ser auxiliada e acompanhada nesse processo de ser dona da sua vida e não escrava das experiências passadas.