A depressao é frescura?

Feita por >Fabio Moreira · 21 jun 2016 Depressão

Já ouvi tantas vezes “o que você sente é só frescura. Não existe isso, apenas levanta a cabeça”. Eu me sinto um verdadeiro lixo e sem vida. Como isto é frescura? Eu trabalho, tenho vida social, mas sou um vazio.

A melhor resposta 21 JUN 2016

Fabio, de forma alguma depressão é "frescura". Só quem tem sabe o que sente. Infelizmente, você não poderá mudar a forma de pensar dos outros; mas poderá mudar a sua. Sugiro que você busque um profissional para fazer um tratamento para depressão; além disso, a terapia poderá ajudálo a se conhecer melhor, reconhecer seus limites, e aprender a lidar com eles. Espero tê-lo ajudado. Atenciosamente, Marilia G. S. Siqueira

Marilia Siqueira Psicologia Psicólogo em Diadema

43 respostas

25 JUN 2016

Depressão não é frescura! Mas diferentemente de uma perna quebrada, que todos em volta podem ver, só você sentirá sua depressão.
As pessoas ao redor de alguém com depressão tem dificuldade de entender o que está acontecendo, pois na maioria dos casos quem tem depressão consegue manter uma vida ativa (trabalho, escola, família, etc.), mas realmente tem dificuldade ou mesmo impossibilidade de ver sentido nas coisas e com isso de sentir prazer. Depressão é uma doença e pode ser tratada.
Não adie a possibilidade de ter uma vida melhor pelo julgamento alheio. Recomendo que procure por um profissional de psicologia e inicie uma psicoterapia, este profissional poderá lhe dar as demais recomendações para seu tratamento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

23 JUN 2016

ola fabio!!!! saudaçoes!!!!olha, depressao é uma doença que precisa ser tratada sempre, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

22 JUN 2016

Olá Fabio, tudo bem?
Depressão não só não é frescura, como é uma doença, e a organização mundial de saúde a classificou como uma das doenças mais incapacitantes para o trabalho e outras áreas que exigem grande esforço mental; escrevi um texto sobre isso e postei no meu perfil, na área de artigos aqui do site, caso tenha interesse em ler; um texto bem didático onde explico os sintomas da depressão através da história de um personagem e, posteriormente, colocarei no ar o texto falando sobre as alternativas de tratamento!
Fico a disposição caso queira tirar mais dúvidas, fique a vontade!
Abraços!

Júlia B. Benedini Psicólogo em São José dos Pinhais

14 respostas

22 JUN 2016

Boa tarde Fabio,

Impressionante como a falta de conhecimento das pessoas contribui tanto para a manutenção do preconceito contra essa DOENÇA que é tão antiga que consta registros inclusive na bíblia.

Fabio, depressão é uma doença, existem vários tipos de depressão, e ela pode estar nos "níveis" leve, moderado e grave.

A depressão requer tratamento, o principal é a psicoterapia, entretanto, em alguns casos e para alguns pacientes é necessário que além da psicoterapia haja tratamento medicamentoso.

Procure um profissional para uma avaliação adequada e inicie o seu tratamento.

Boa sorte!

Mônica Reis Psicólogo em Rio das Ostras

11 respostas

22 JUN 2016

Olá, Fábio.
Depressão é algo muito sério, não tem nada haver com frescura, muito pelo contrário, e necessita de tratamento. Muitas pessoas, por desinformação, acabam banalisando sintomas importantes e tratando com desdém algo que deveria ser visto com atenção e cuidado. O melhor é buscar ajuda, procure um psicólogo, faça terapia. Juntos poderão entender o que tem passado e encontrarão uma forma de compreender e, quem sabe, preencher esse vazio que você sente. Boa sorte!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

22 JUN 2016

Bom dia Fábio, minha resposta para você é não. Depressão não é frescura e existe tratamento para ela. Essas pessoas das quais você ouviu esse absurdo, muitas vezes nem conseguem sentir a si mesmas, não se percebem e nem reconhecem suas necessidades. Fico me perguntando: porque "precisam" demonstrar que são fortes o tempo todo, que são inabaláveis?" Depressão é coisa séria, aliás o sentimento das pessoas é coisa séria. Não deixe de procurar ajuda e principalmente, não desqualifique o que está sentindo e nunca deixe de reconhecer as suas necessidades. Grande abraço.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

22 JUN 2016

Bom dia Fábio, acredito que essas pessoas que falam isso pra você nunca passaram por uma depressão. A depressão não é frescura, muito pelo contrário, é uma doença, e uma doença muito séria, que tem que ser tratada com muita seriedade também. Procure um psicólogo na sua cidade para falar sobre o que lhe acomete, e procure tratar essa depressão. e quando se sentir à vontade, explique que você não se sente assim por falta de vontade, que não é só simplesmente deixar pra lá, levantar a cabeça e seguir em frente, que isso que você sente é proveniente dessa doença que lhe acometeu. Espero ter ajudado de alguma forma. Fico à disposição.
Natália Nascimento

Natália do Nascimento e Silva Psicólogo em Belém

24 respostas

22 JUN 2016

Com tantos avanços na ciência da saúde mental ainda lidamos com preconceito por parte de pessoas ignorantes (ignorância no sentido da falta de informação técnica, de conhecimento). Depressão é uma doença séria que precisa de tratamento. Só para você ter ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que a depressão está entre as cinco doenças mentais incapacitantes e dentre uma das dez causas de suicídios. Portanto, é necessário tratamento com medicamentos passados por um bom psiquiatra e psicoterapia a ser realizada com psicólogo. Outra informação importante é que existem vários tipos de depressão, mas existe no imaginário que a pessoa depressiva é aquela que só fica deitada e não faz nada. Não é bem assim. Portanto, para um bom diagnóstico, busque ajuda profissional o mais breve possível! Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 JUN 2016

Olá se chegou até aqui... De mais um passo é vá procurar uma terapia isso vai lhe ajuda.
Boa sorte

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

22 JUN 2016

Olá Fábio,

De forma alguma depressão é frescura! Hoje em dia o termo depressão tem sido muito utilizado para diversas coisas, muitas vezes as pessoas nem sabem o que é depressão exatamente pela banalização do termo. A depressão tem sido muito confundida com a tristeza.
Exemplos:
Depressão é quando se tem "n" possibilidades diante dos olhos e não enxerga nenhuma possibilidade, por vezes não tem vontade de fazer nada por mais que precise ou queira fazer algo, não tem vontade de se socializar e etc... A duração da depressão por percorrer em média de 3 a 6 meses de acompanhada e tratada com psiquiatra e psicólogo. Caso não seja tratada por percorrer por mais de 6 meses ou por anos.
Tristeza: Já a tristeza pode acontecer tudo que descrevi na depressão, mas a diferença é que ela acontece por um curto período.
Depressão é distúrbio neurológico que precisa ser acompanhado e medicado pelo psiquiatra para tratar "vamos assim dizer a fonte" e se possível fazer acompanhamento com o psicólogo para apoiar, prevenir recaídas e proporcionar a pessoa autoconhecimento, aumentar a auto estima, trabalhar angustias, conflitos, traumas e etc.

Espero ter ajudado, boa sorte.
Abraços,

Williane Macedo de Aguiar.

Williane Macedo de Aguiar Psicólogo em São Paulo

13 respostas

22 JUN 2016

Olá Fábio,

A sua pergunta é bastante pertinente, pois isso acontece bastante e precisamos cada vez mais desmistificar esse tipo de comentário.
Esses comentários aparecem bastante em nossa sociedade e muitas vezes, em nossa família e grupo de amigos. Isso acaba acontecendo porque vivemos em uma cultura que valoriza o belo, o produtivo, a felicidade, o sucesso, de uma forma idealizada como se não existisse outros sentimentos como a tristeza, o fracasso, entre outros.
Isso pode acarretar uma sensação semelhante a: "se você não se sente de acordo com esses valores, você está com frescura, precisa levantar a cabeça", como você mesmo disse, o que pode gerar a sensação de vazio.
Por isso mesmo, é que precisamos valorizar esses sentimentos, falar sobre eles, procurar ajuda profissional (psicoterapia), para que você possa encontrar os seus próprios valores e desejos, dando uma nova forma e conteúdo a sua vida.
Depressão não é frescura e precisamos falar sobre ela.

Estamos à disposição!

Um abraço,
Viviane Yumi Hatano

Psicóloga Viviane Yumi Hatano Psicólogo em São Bernardo do Campo

5 respostas

22 JUN 2016

Boa noite Fábio.
Infelizmente ainda existem muitos mitos em torno da depressão, e por isso algumas pessoas a percebem como "frescura" ou "vontade de chamar atenção", mas nós sabemos que a depressão é real, os sentimentos de tristeza e inferioridade são reais e que a depressão pode sim prejudicar sua vida de uma forma ampla.
Acredito que grande parte desses comentários não sejam maldosos. Apenas falta de conhecimento dessas pessoas e a vontade delas de te ver bem.
A boa notícia é que existe tratamento! Busque um(a) psicológo(a) para te acompanhar, alguém capaz de te acolher e compreender suas dores. Em um ambiente protegido como o da psicoterapia, você terá oportunidade de cuidar dos seus sentimentos.
Caso esse(a) profissional ache adequado, te encaminhará também para um(a) Psiquiatra pra você fazer tratamento medicamentoso paralelo a terapia.
O importante é se cuidar e não desistir de você mesmo. Garanto que a vitória virá!
Espero ter ajudado. Conte sempre conosco.
:)

Camila Evangelista Psicólogo em Goiânia

9 respostas

22 JUN 2016

Concordo com os colegas. Não é frescura e tem como tratar. Uma pessoa pode apresentar sintomas depressivos e ainda assim continuar a rotina. A diferença é que em geral pensamentos e sentimentos negativos sobre si mesmo, sobre o futuro e sobre suas relações são recorrentes e acabam comprometendo seu potencial. Não deixe de buscar ajuda profissional!

Etiene Macedo Psicólogo em Goiânia

10 respostas

22 JUN 2016

Fábio
Depressão é coisa séria e precisa de cuidados especiais. Hoje entende-se que depressão não é só crise psicológica e há muitos casos que precisa ser medicalizada. Procure tratamento psicológico e se o tratamento não der conta é hora de passar com médico e tomar medicamentos anti depressivos, é apenas por um tempo. Há também muitos alimentos que podem ajudar: ovos, peixe, carbohidratos, em fim exercícios físico também ajuda. Um grande abraço e se cuide.

Consultório de Psicologia Nilcéia Besse Psicólogo em São Bernardo do Campo

10 respostas

22 JUN 2016

Olá Fábio!
Depressão não só não é frescura como exige tratamento.
Muitas pessoas por não sentirem essa tristeza permanente, este sentimento de vazio e essa sensação de ''sentir-se um lixo'' e sem perspectiva de vida não conseguem compreender os nossos sentimentos, principalmente quando você embora tendo estes sentimentos consegue executar tarefas do dia-a-dia como um trabalho ou mantendo uma vida social, por assimilarem a depressão a quadros mais extremos, ligados a não conseguir se levantar da cama, choros recorrentes, pensamentos suicídas...
Se tiver disponibilidade procure ajuda de um Psicólogo, será muito importante para você o acompanhamento em Psicoterapia - você poderá compartilhar todos esses sentimentos com um profissional que conseguirá olha-los da mesma perspectiva que você, sendo fundamental para o entendimento e tratamento do que você sente.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo